Agilidade e credibilidade na Informação. Email: devonircustodio@hotmail.com

terça-feira, 23 de junho de 2026

ASSAÍ UNE SAÚDE, EDUCAÇÃO E ESPORTE COM PROJETO INÉDITO QUE AVALIARÁ CERCA DE 2 MIL ESTUDANTES

Mais uma vez, Assaí sai na frente e se consolida como referência em inovação e cuidado com as pessoas.
A partir de hoje, o município inicia o Projeto Talento Esportivo, uma iniciativa inédita que irá avaliar cerca de 2 mil crianças e adolescentes, de 6 a 16 anos, das redes municipal e estadual de ensino.
O programa, desenvolvido em parceria com o Instituto Sport Training, permite uma análise detalhada das condições de saúde, aptidão física, desenvolvimento corporal e potencial esportivo. Um verdadeiro mapa da saúde e do desenvolvimento dos estudantes.
Assaí será primeira cidade do Paraná a realizar um diagnóstico desta magnitude, avaliando aproximadamente 14% de toda a sua população. Um feito que demonstra a visão inovadora da gestão do Prefeito Tuti Bomtempo e o compromisso com a qualidade de vida das pessoas.
O projeto é coordenado pelo renomado professor doutor Antônio Carlos Gomes, PhD em Ciências do Esporte, uma das maiores referências da área no Brasil.
Segundo o especialista, a iniciativa coloca Assaí em posição de destaque nacional.
“Este projeto mostra por que Assaí é uma cidade diferenciada, sendo a única cidade do Paraná e arrisco dizer do país, a diagnosticar cerca de 14% da sua população, demonstrando uma preocupação genuína da gestão municipal com a saúde, o bem-estar, a qualidade de vida e a formação de talentos”, destacou o professor.
Para o prefeito Tuti Bomtempo, o Projeto Talento Esportivo representa um novo marco na construção de políticas públicas inteligentes.
“Estamos dando um passo gigantesco para o futuro de Assaí. A partir de hoje, nossas crianças e adolescentes serão avaliados em suas condições físicas, motoras e respiratórias, permitindo que tenhamos um diagnóstico real da saúde dos nossos estudantes. Estamos unindo educação, esporte e saúde em um único projeto, algo inovador e transformador. Com essas informações, poderemos desenvolver ações ainda mais assertivas, criar novos programas, fortalecer o esporte e promover mais qualidade de vida para quem representa o futuro da nossa cidade”.
Com mais esta iniciativa pioneira, Assaí reafirma seu compromisso de construir uma cidade inteligente e preparada para os desafios do futuro, investindo em conhecimento, prevenção, inovação e, acima de tudo, nas pessoas.
Prefeitura Assaí

ASSAÍ - PREFEITO TUTI PRESTIGIA CULMINÂNCIA DAS ELETIVAS 2026 NO COLÉGIO ESTADUAL BARÃO DO RIO BRANCO

Na manhã desta terça-feira (23), o prefeito Tuti Bomtempo visitou o Colégio Estadual Barão do Rio Branco para prestigiar a Culminância das Eletivas 2026, evento que reuniu estudantes, professores, familiares e comunidade escolar para a apresentação dos projetos, produções e aprendizados desenvolvidos ao longo do semestre.
Durante a visita, o prefeito percorreu os estandes, conversou com os alunos e acompanhou de perto os trabalhos apresentados, que demonstraram criatividade, conhecimento, inovação e protagonismo estudantil.
O prefeito Tuti Bomtempo destacou a importância de iniciativas que valorizam o protagonismo dos jovens e aproximam a escola da comunidade.
“É gratificante ver o empenho dos nossos estudantes e professores em projetos tão criativos e inspiradores. A educação vai muito além da sala de aula, ela desperta talentos, desenvolve habilidades e prepara nossos jovens para os desafios do futuro. Parabenizo toda a equipe do Colégio Barão do Rio Branco”.
Prefeitura Assaí
 

ASSAÍ - PARTICIPE DA 13ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

A Prefeitura de Assaí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, convida toda a população para participar da 13ª Conferência Municipal de Saúde, que será realizada no dia 02 de julho de 2026, às 8h30, no Auditório do CEEP.
Com o tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, a conferência será um importante espaço de diálogo, participação popular e construção coletiva de propostas para o fortalecimento da saúde pública no município.
O evento reunirá profissionais da saúde, gestores, representantes de entidades, lideranças comunitárias e toda a população interessada em contribuir com sugestões, ideias e propostas que possam auxiliar no aprimoramento dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
📅 Data: 02 de julho de 2026
⏰ Horário: 8h30
📍 Local: Auditório do CEEP
Prefeitura Assaí

ASSAÍ É CAMPEÃO DA FASE REGIONAL DOS JOGOS DA JUVENTUDE DO PARANÁ NO FUTSAL MASCULINO

O esporte assaiense conquistou mais um importante resultado no último domingo (21).
A equipe de futsal masculino Sub-17 da Secretaria de Esportes de Assaí sagrou-se campeã da fase regional dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPS), após uma grande vitória sobre a equipe de Santo Antônio da Platina na decisão da competição.
A conquista é fruto do talento dos jovens atletas, da dedicação da comissão técnica e dos investimentos realizados pela Prefeitura de Assaí, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, no fortalecimento das categorias de base.
O prefeito Tuti Bomtempo, o vereador Juninho da Saúde e o secretário municipal de Esportes, Roberto Fernandes, acompanharam de perto a decisão e comemoraram junto com os atletas mais este importante título para o município.
O prefeito Tuti Bomtempo parabenizou os atletas e toda a equipe técnica pelo excelente desempenho.
“Parabéns a todos os atletas e comissão técnica pelo belo trabalho realizado e por mais este título para Assaí. Seguimos firmes no compromisso de incentivar o esporte em todas as modalidades, criando oportunidades e formando cidadãos através da prática esportiva”, destacou o prefeito.
A equipe de Assaí garantiu vaga para a fase macrorregional dos Jogos da Juventude do Paraná. Parabéns e boa sorte a todos!
Prefeitura Assaí 

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Diagnóstico precoce é a principal arma contra o melanoma, tipo mais agressivo de câncer de pele

Junho Preto alerta para o tipo mais agressivo de câncer de pele e reforça a importância da prevenção, do acompanhamento especializado e da atenção aos sinais da doença.
                                    Publicação - 20/06/2026 - Foto: SESA
Uma pinta que muda de tamanho, uma mancha que escurece ou uma lesão que não cicatriza. Alterações aparentemente simples podem ser os primeiros sinais do melanoma, o tipo mais agressivo de câncer de pele.
Durante o Junho Preto, mês dedicado à conscientização sobre a doença, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reforça um alerta que pode fazer toda a diferença: quanto mais cedo o diagnóstico, maiores são as chances de cura. E os cuidados devem ser mantidos, mesmo no inverno.
Embora represente uma parcela menor dos cânceres de pele, o melanoma é responsável pela maior parte das mortes associadas à doença.
Isso acontece porque ele tem maior capacidade de se espalhar para outros órgãos quando não identificado e tratado precocemente.
O acompanhamento dos pacientes com melanoma também se reflete na assistência prestada pela rede hospitalar do Paraná.
Dados do Sistema de Informações Hospitalares apontam a realização de 2.498 procedimentos relacionados ao melanoma maligno da pele (CID C43) entre 2024 e abril de 2026 no Estado. Foram 1.058 procedimentos em 2024, 1.045 em 2025 e 395 nos primeiros quatro meses de 2026.
Entre os procedimentos mais frequentes estão as cirurgias para retirada de lesões e reconstrução da pele após o tratamento. Somente a excisão e sutura de lesão na pele com plástica em Z ou rotação de retalho somaram 846 procedimentos no período.
Também foram feitos 332 procedimentos de reconstrução de partes moles em oncologia, 233 tratamentos clínicos de pacientes oncológicos, 228 tratamentos de intercorrências clínicas de pacientes oncológicos e 192 exéreses múltiplas de lesões da pele ou tecido celular subcutâneo.
Os números demonstram que, além da prevenção e do diagnóstico precoce, o Sistema Único de Saúde no Paraná mantém uma rede preparada para atender pacientes em diferentes estágios da doença, desde a investigação inicial até procedimentos cirúrgicos mais complexos e acompanhamento especializado.

Ataque cibernético "Misantropia" - Cibercriminosos violaram credenciais do Pará em falso alerta da Defesa Civil

                                         Fonte: Bonde - Claudio Yuge - 21 jun 2026
Você provavelmente ouviu o apito medonho em seu celular com uma mensagem esquisita na última sexta-feira (19) — ou ficou sabendo que isso aconteceu com um conhecido.
Na investigação feita pelas autoridades no final da semana, houve a confirmação de invasão cibernética na Interface de Divulgação de Alertas Públicos (IDAP).
Segundo as primeiras conclusões dessa varredura, há indícios de que a plataforma gerenciada pelo governo federal foi utilizada com o acesso de credenciais de dois agentes da Defesa Civil do Pará para espalhar pânico em massa.
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) confirmou a emissão de dez alarmes falsos categorizados com o nível máximo de gravidade.
O ataque técnico expôs uma vulnerabilidade crítica na plataforma nacional.
Embora as contas hackeadas pertencessem a servidores do Pará, os invasores conseguiram burlar o bloqueio territorial do sistema, disparando mensagens via satélite e antenas de telefonia para regiões totalmente fora da jurisdição original das credenciais.
As transmissões ocorreram em duas ondas entre a noite de sexta-feira (19) e a madrugada de sábado (20).
A equipe do MIDR bloqueou o primeiro perfil do Pará às 23h45, mas o grupo criminoso utilizou uma segunda credencial da mesma instituição à 1h20 da madrugada para continuar os disparos em massa.
O sistema de transmissão Defesa Civil Alerta (DCA), que faz os celulares vibrarem e emitirem som mesmo no modo silencioso, foi usado em nove das dez ações.
Os textos simulavam catástrofes reais como tornados e deslizamentos, mas continham termos como "misantropia" e um aviso de "ataque alienígena" enviado para Belo Horizonte.
Secretário descarta participação de funcionários
O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, declarou no sábado que o sistema sofreu um provável ataque cibercriminoso e estimou que milhões de pessoas foram alertadas.
Wolff ressaltou que as evidências indicam que a ação criminosa não partiu de um funcionário cadastrado no sistema de proteção.
O relatório técnico do MIDR, já encaminhado à Polícia Federal, detalha que o alcance atingiu São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba e Rio Branco, além do Distrito Federal e Mato Grosso do Sul.
A PF instaurou um inquérito criminal para rastrear os acessos e identificar os autores da invasão.