Agilidade e credibilidade na Informação. Email: devonircustodio@hotmail.com

segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

Luta contra a Aids: Saúde oferta testagem e orientações no Centro de Curitiba neste sábado

Iniciativa dá início às atividades da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com os municípios, referentes ao Dezembro Vermelho.
A ação ocorre das 10h e às 15 horas, na Rua das Flores com a Travessa Oliveira Belo, perto do Bondinho da Rua XV.
                                Publicação AEN - 28/11/2025 - Foto: SESA-PR
O dia 1º de dezembro é marcado pela luta contra a Aids, data que reforça a importância da conscientização, prevenção e tratamento da doença. Para dar início às ações que serão desenvolvidas ao longo do mês, em parceria os municípios, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), por meio do Hospital Oswaldo Cruz, fará testagem rápida no Centro de Curitiba, além da distribuição de material impresso de conscientização.
A ação ocorre das 10h às 15h deste sábado (29), na Rua das Flores com a Travessa Oliveira Belo, perto do Bondinho da Rua XV.
Durante todo o mês de dezembro, outros municípios, com o apoio das 22 Regionais de Saúde, realizarão diversas ações alusivas ao Dezembro Vermelho, como testes rápidos, distribuição de insumos, orientações em escolas e espaços públicos e privados, sempre levando a informação sobre o HIV, como uma forma importante de prevenção.
“Este dia é um lembrete poderoso de que a luta contra a Aids deve ser uma prioridade contínua em nossas políticas de saúde pública. Através da testagem, das campanhas educativas e de prevenção, temos a oportunidade de desmistificar o HIV e reduzir o estigma que ainda cerca a doença, permitindo que mais pessoas busquem testes e tratamento sem medo de discriminação”, disse o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.
A Secretaria realiza diversas ações e cuidados específicos para proporcionar um atendimento resolutivo e de qualidade em toda a rede pública de saúde, como a distribuição de preservativos (masculino e feminino) ao longo do ano e de gel lubrificante, além da aquisição e distribuição de fórmula láctea infantil para crianças expostas ao HIV, garantindo a nutrição até os seis meses de idade
Há também o reforço, junto às Regionais de Saúde, na ampliação da cobertura da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) – uma dose combinada de dois medicamentos diários utilizados para prevenir a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV).
A Sesa enfatiza a importância de os municípios ofertarem esta combinação, que se reflete na diminuição de casos novos de HIV/Aids
Existem duas modalidades indicadas: a PrEP diária e a PrEP sob demanda. A diária consiste na tomada contínua dos comprimidos, indicada para qualquer pessoa em situação de vulnerabilidade ao HIV.
Já a modalidade sob demanda é somente quando a pessoa tiver uma possível exposição de risco ao HIV.
As estratégias têm alcançado bons resultados. O Paraná obteve a certificação referente à eliminação da transmissão vertical do HIV – da gestante para o bebê – em 2023.
No próximo dia 3 de dezembro, em solenidade em Brasília, o Estado receberá a recertificação da eliminação da transmissão vertical do HIV.
“Essa é uma conquista de todos os profissionais de saúde que têm trabalhado arduamente para o controle e tratamento da doença nas gestantes e seus filhos”, reforçou Beto Preto.