A delícia culinária de Carambeí tem mais de um século de tradição, trazida pelos imigrantes holandeses e produzida na região desde 1911.
Patrimônio cultural e gastronômico do município, as tortas já fazem parte da economia e da identidade cultural da cidade.
Publicação - 21/01/2026 - Foto: Divulgação/Tortas Wolf
Líder nacional nesse ranking, o Paraná chegou nesta quarta-feira (21) à marca de 23 produtos com reconhecimento de Indicação Geográfica (IG), na modalidade Indicação de Procedência (IP).
O selo, recebido agora pelas tortas de Carambeí (Campos Gerais), é concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) como forma de atestar a procedência, autenticidade e a qualidade dos itens avaliados.A delícia culinária de Carambeí tem mais de um século de tradição, trazida pelos imigrantes holandeses e produzida na região desde 1911.
Patrimônio cultural e gastronômico do município, as tortas já fazem parte da economia e da identidade cultural da cidade. As receitas, transmitidas entre gerações, ganharam versões modernas, mas mantêm características artesanais, elaboradas com insumos regionais de alta qualidade.
O reconhecimento da Indicação Geográfica tem impacto direto na economia local porque agrega valor ao produto e fortalece a identidade regional. Isso porque o selo confirma a qualidade única da mercadoria, resultado da combinação de recursos naturais específicos – como solo, vegetação e clima – com processos tradicionais de produção desenvolvidos ao longo dos anos.
“As tortas de Carambeí agora integram um seleto grupo de produtos brasileiros. O reconhecimento abre portas para novos mercados, fortalece a competitividade dos pequenos negócios e impulsiona o desenvolvimento local e regional. Além disso, contribui para o fortalecimento do turismo gastronômico, valorizando a cultura, a identidade e a história de Carambeí”, destaca a consultora do Sebrae/PR, Nádia Joboji.

