Agilidade e credibilidade na Informação. Email: devonircustodio@hotmail.com

sábado, 21 de julho de 2018

Partidos iniciam convenções para escolha de candidatos ao governo


Ratinho Jr. (PSD) deve ser o primeiro nome confirmado na disputa, neste sábado (21); MDB, do senador Roberto Requião, também se reúne hoje.
Curitiba - Os partidos políticos iniciam neste sábado (21) as convenções que vão decidir os candidatos ao governo do Paraná, à Câmara dos Deputados, à Assembleia Legislativa e ao Senado.
Os nomes precisam ser aprovados até 5 de agosto e registrados no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) até dia 15.
Ontem, começaram a ser definidas as chapas à Presidência da República. Por essa razão, as legendas seguem de olho nas negociações em Brasília.
Ao mesmo tempo em que esperam a liberação para fechar coligações nos Estados, costuram aliados locais. A tendência é de que muitas deixem suas atas "abertas" até o prazo final.
PUBLICIDADE
É o caso do PSD de Ratinho Jr. O deputado estadual e ex-secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano será confirmado como postulante ao Palácio Iguaçu hoje, a partir das 9 horas, nas dependências do Espaço Torres (Paraná Clube), em Curitiba. Conforme sua assessoria de imprensa, na ocasião também serão definidos os nomes para as eleições proporcionais. Os demais cargos da chapa, incluindo o de vice, seguem indefinidos. São esperados no encontro representantes de siglas que já fecharam apoio ao parlamentar, como PSC, PRB, PR, PV, PHS e Avante.
Na mesma data, das 9 às 14 horas, ocorre a convenção do MDB. Será na sede do partido na capital paranaense: Rua Vicente Machado, 988.
A convocação foi feita pelo senador Roberto Requião (MDB-PR), que tende a concorrer novamente ao Senado. O edital determina a pauta em ordem de importância: deliberação para composição da chapa majoritária ao governo, com indicação do candidato a vice; ou lançamento de candidaturas próprias.
Esquerda
Na sexta-feira (27), será a vez do PSOL lançar oficialmente as candidaturas de Professor Piva e Fernanda Camargo aos cargos de governador e vice-governadora, respectivamente. Para o Senado, a legenda indicou a professora do ensino superior Jacqueline Parmigiani e o servidor público da educação estadual Rodrigo Tomazini. A reunião começa às 19 horas, na APP Curitiba Norte - Rua Marechal Floriano, 306, conjunto 83.
O PT, presidido pelo ex-deputado federal Doutor Rosinha, marcou seu encontro estadual para o sábado seguinte (28), no Sintracon (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil, de Olaria e de Cerâmica para Construção de Curitiba e Região). A convenção propriamente dita, contudo, acontecerá em outra data, ainda não definida.
O ex-parlamentar disputará a chefia do Executivo, a princípio com chapa pura, enquanto para o Senado há três nomes possíveis: Carlos Mariucci, vereador em Maringá; Elton Welter, ex-deputado estadual; e Mirian Gonçalves, advogada trabalhista e ex-vice-prefeita de Curitiba. O mais provável é que a sigla escolha um deles e confirme seu apoio a Requião para a outra vaga.
O PRTB, que optou por Geonísio Marinho para a cabeça de chapa majoritária, também se reúne no dia 28, na Sociedade Urca. O vice é Eliceu Palmonari, do mesmo partido.
A Rede Sustentabilidade vai oficializar sua chapa completa no dia 29, das 9 às 12 horas, no Hotel Caravelle, centro da capital. Os candidatos a governador e vice-governador serão, respectivamente, o ex-vereador de Curitiba Jorge Bernardi (Rede) e o ex-presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Cascavel Juliano Murbach (PPL). Para o Senado, estão confirmados o ex-senador Flávio Arns (Rede) e o advogado Luiz Adão Marques (DC). Segundo Bernardi, a sigla concorre ainda com 81 nomes para deputado estadual e 45 para federal.
A Executiva do PDT, do ex-senador e pré-candidato ao governo Osmar Dias, se encontra no dia 4 de agosto, em horário ainda a ser definido, no Clube Recreativo Dom Pedro II, no bairro Rebouças, também em Curitiba. A assessoria de imprensa do pedetista informou que na data serão confirmadas as listas dos candidatos ao pleito proporcional. O posto de vice-governador ou vice-governadora deverá ser definido "aos 45 do segundo tempo".
Osmar participou ontem, em Brasília, da homologação de Ciro Gomes como candidato à Presidência da República. Ele segue conversando com políticos de diferentes legendas. Por enquanto, tem costurada uma aliança com o Solidariedade. O PPS, do deputado federal Rubens Bueno, que ainda está dividido entre apoiar o ex-senador ou Ratinho Jr., deve fazer sua convenção em 3 de agosto, no Hotel Nacional Inn.
A convenção do PP, da governadora Cida Borghetti, que concorre à reeleição, também será ou dia 3 ou dia 4, em horário e locais a serem confirmados. A expectativa é de que o ex-governador Beto Richa (PSDB) e o deputado federal Alex Canziani (PTB) lancem suas candidaturas ao Senado, ambos com o apoio de Cida. O posto de vice da pepista também só será confirmado perto do prazo final.
PRESIDÊNCIA
A convenção nacional do Podemos é outra que será realizada em Curitiba. O ex-governador do Paraná Alvaro Dias, irmão de Osmar, será homologado como candidato à Presidência da República no dia 4 de agosto, das 9h30 às 12 horas, no Paraná Clube (Av. Presidente Kennedy, 2377).
Fonte: Folha de Londrina